domingo, 31 de julho de 2011

OCUPAÇÃO DA FUNARTE SP

No dia 25 de julho de 2011, o Movimento dos Trabalhadores da Cultura (MTC), faz grande manifestação e ocupa o prédio da FUNARTE em São Paulo, por políticas públicas para a Cultura do país.
FUNARTE SP OCUPADA.
O prédio da FUNARTE SP recebe um "tratamento visual" que explicita o descontentamento dos trabalhadores com a mercantilização da Cultura no Brasil.
Várias assembleias foram realizadas durante os dias da ocupação.
Centenas de trabalhadores discutiram, durante os dias e noites, sobre a precariedade de suas condições de trabalho e a necessidade de uma pauta comum que norteie as lutas em favor de uma arte pública.
A ocupação foi finalizada com outra grande manifestação que seguiu em marcha pelas ruas da cidade.
O "Ursinho da Brodway", símbolo da nossa Cultura confiscada pelo Mercado, sequestrado anteriormente pela Brava Companhia (vide vídeo em http://www.youtube.com/user/BravaCompanhia#p/u/1/SxNSpzBQIy4) esteve presente e recebeu "tratamento especial" dos manifestantes.
A marcha foi finalizada em frente ao Itaú Cultural para denunciar uma das distorções da atual política de Cultura do país: uma instituição privada de cultura recebe dinheiro público para realizar a promoção da marca de uma das mais ricas instituições financeiras do país.
E o interesse público? A arte pública? A irrisória verba do Ministério da Cultura é diminuída ainda mais, as propostas dos trabalhadores são ignoradas, os espaços públicos de Cultura são poucos e a maioria inoperante, editais públicos são cancelados ou tem suas verbas congeladas...
Os Trabalhadores da Cultura perderam a paciência.
O aviso foi deixado. E esse é apenas o começo...

Nenhum comentário: