quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Panorama Teatral Sul 2008..........1º dia

O primeiro final de semana do Panorama Teatral Sul 2008 funcionou com uma síntese do que a Brava Companhia pensa para o espaço onde hoje está sediada.
Nesses três primeiros dias do evento foi possível vivenciar algumas das principais ações que compõem a estratégia do grupo para transformar o Espaço Brava Companhia no Sacolão das Artes num Pólo de Pesquisa e Produção Artística, tendo o Teatro como carro-chefe: uma programação de espetáculos de qualidade, espaços de reflexão e de produção de conhecimento, jovens e adultos estudando Teatro e vivenciando a organização do Espaço - tudo isso de forma organizada, funcionando com qualidade, apesar dos parcos recursos técnicos, e aberto a participação da comunidade.
Na sexta-feira, o início do Panorama se deu com a apresentação do espetáculo "Homem Cavalo & Sociedade Anônima" da Cia. Estável, uma das principais montagens da cena teatral paulistana no momento. A peça, com alto conteúdo sócio-político, foi acompanhada por cerca de 100 pessoas. Outros grupos de renome, como a Cia. São Jorge de Variedades, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, e também, é claro, coletivos da região, passaram pelo Sacolão das Artes nesse primeiro final de Semana.
No sábado, o Núcleo de Pesquisa e Montagem da Brava Companhia, formado por 10 integrantes, entre jovens e adultos, que têm encontros semanais, das 9h às 13h, se reuniu normalmente e, após o término das atividades, a maioria dos participantes permaneceu no local durante todo o dia, acompanhando a programação do Panorama e auxiliando nas montagens e desmontagens dos espetáculos. Ou seja, aprendendo na prática como se dá a organização e a realização de um evento cultural.
Além dos debates realizados com os grupos participantes após cada espetáculo, no domingo (07/12) pela manhã, o Panorama recebeu o Profº Norval Baitello que realizou uma verdadeira aula aberta sobre o tema "Imagens que nos cercam, imagens que nos cegam", que transitou pela Comunicação, pela Filosofia, pela Antropologia e pela Sociologia, gerando um debate altamente qualificado, inclusive com a participação do ator e dramaturgo Reinaldo Maia.
A Brava Companhia acredita que
ações como essa, realizadas de forma regular, organizada e com qualidade, aproximarão, cada vez mais, a comunidade, transformando o Espaço numa referência para a região, e a Arte numa necessidade para as pessoas que ali residem.
Essa é a nossa utopia.

Cia.Estável apresenta "Homem Cavalo e Sociedade Anônima."

Nenhum comentário: