quinta-feira, 26 de agosto de 2010

100 DIAS 100 JUSTIÇA

"ESTE LADO PARA CIMA" foi apresentado ontem (25 de agosto), ao meio-dia, na Praça João Mendes, centro de São Paulo, durante ato dos servidores da justiça, em greve há mais de 100 dias. Veja abaixo texto escrito por integrante do Comando de Base da greve sobre a apresentação ( fonte: blog Judiciários - SP, Resistência 2010 http://judspgreve2010.blogspot.com/ ).

Brava Companhia! Transgressão teatral na Praça João Mendes, aos 120 dias de greve!!!

A Praça João Mendes foi o palco para a apresentação da peça "ESTE LADO PARA CIMA" da Brava Companhia, no dia 25/8, quando a GREVE do judiciário paulista completou 120 dias.
Alguns de nós grevistas, já havíamos assistido ao espetáculo no Largo São Bento, e consideramos muito interessante que a categoria tivesse oportunidade de assistí-lo. Então, por iniciativa do Comando da Base, e com apoio da Brava Companhia, foi organizada a apresentação.Debaixo de sol escaldante, a apresentação teve início por volta das 12 hs. Além dos grevistas, que aguardavam a realização de nossa assembléia geral, advogados, estagiários, não-grevistas, entre outros que passavam pela praça, intrigados com a movimentação, também ficaram para assistir. Um contingente de policiais observou à distância.

Foi um momento único, em que os grevistas tiveram a oportunidade de ver teatralizadas, cenas e discussões que se incopararam ao nosso cotidiano durante a GREVE. Capitalismo, luta de classes, poder, política, relações humanas, consumo, contradições pessoais e do sistema vigente, são temas do espetáculo, com os quais houve absoluta identidade e integração da platéia que se manteve atenta ao desenrolar de cada cena. Muitos se comoveram e até mesmo não-grevistas, tiveram a oportunidade de refletir sobre estas questões.Aqueles que por alguma razão, perderam a encenação e tiverem interesse em assistir, podem acessar o blog da brava http://blogdabrava.blogspot.com/, para saber dos locais, dias e horários em que há apresentações, e obter mais informações sobre o trabalho da Brava Companhia.Além de "ESTE LADO PARA CIMA", a Brava Companhia também apresenta o espetáculo "O ERRANTE", que trata de temática semelhante, embora sob outro ponto de vista.
Deixo aqui, em nome dos grevistas do judiciário, nosso agradecimento aos atores, atrizes e demais companheiros da Brava Companhia, que contribuíram para que a apresentação se realizasse. Considero que vocês são mais do que bravos, são bárbaros, são extraordinários meus caros!!! Parabéns, pela iniciativa e pelo excelente trabalho! Sorte, nesta e nas futuras empreitadas! O teatro de rua certamente merece todo nosso apoio.Abraço fraterno e grevista a todos.

Márcio Cotineli (Comando da Base - Fórum João Mendes)

2 comentários:

Márcio disse...

Olá pessoal,
Parabéns pelo espetáculo, vocês são bárbaros!!!
Postei um pequeno texto sobre a apresentação na Praça João Mendes em meu blog, e no grupo de dicussão dos grevistas.
Se quiserem, sigam o link e confiram: http://judspgreve2010.blogspot.com/2010/08/brava-companhia-transgressao-teatral-na.html
Abraço,
Márcio (judiciário-SP)

Anônimo disse...

Um luxo vê-los na Praça João Mendes! Foi como tê-los em nossa sala de estar... Estamos há 120 dias naquele chão, mas a forma como vocês o ocuparam nos proporcionou uma experiência rica em prazer e reflexão. Obrigada e parabéns!
Foi excelente!
Mika, em greve, Judiciário-SP.